CULTURA INÚTIL?
- RafaelCiampi
- 5 de mai. de 2020
- 1 min de leitura
...cultura não é inútil. Nós é que damos a utilidade a ela. Conhecimento nunca é demais, ou desnecessário, depende de nós acharmos a melhor forma e momento de compartilhá-lo...
#diversão #ociosdooficio #cronicas #blog #publicacao #publicacoes #texto #frases #daarcadovelho #FiqueEmCasa #umapostadepensamento #quarentena #instagram #cultura
Estávamos almoçando - eu, minha esposa e um amigo – quando, ao ver a imagem de uma empresa de fast food, lembrei da expressão, em inglês, “red neck”, que é algo como caipira, ou fazendeiro.
Fui explicar o surgimento da expressão. Pelo fato de os estadunidenses serem muito brancos, quando passam o dia de camisa sob o Sol, acabam ficando com o pescoço vermelho em vez de ficar bronzeado. Pescoço vermelho = red neck.
Então, como é comum nesses casos, veio à tona a expressão cultura inútil. Supondo que o conhecimento não teria utilidade. Rapidamente, em minha defesa, lembrei que pudemos nos entreter por alguns instantes, enquanto eu falava e mais algum tempo com os debates surgidos.
Depois de um tempo, refleti melhor sobre o assunto e concluí que cultura não é inútil. Nós é que damos utilidade a ela. Conhecimento nunca é demais, ou desnecessário, depende de nós acharmos a melhor forma e momento de compartilha-lo. O simples fato de não vermos utilidade para algo que nos foi dito, não significa que isso nunca servirá para nada. Embora, em alguns momentos fiquemos tentados a encaixar, a todo o custo, algum comentário ao tema em tela, para podermos dividir tal conhecimento.
Espero ter acertado dessa vez.
Yorumlar